II PlayMonday (27-06-2016)


            Os Santos Populares chegaram à UCCI e, pela primeira vez, à Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) Dr. Egas Moniz.
            No mês de junho, os Santos Populares presentearam os utentes com a sua presença e animação.
            A Educadora Social, a Terapeuta Ocupacional e a Psicóloga vestiram-se a rigor de S. António, S. João e S. Pedro, respetivamente.

            Iniciámos a atividade com música popular, marteladas e muito boa disposição!


           De seguida, cada Santo Popular, antes da apresentação da sua história, questionou os curiosos utentes acerca da sua identidade.
           Caros leitores, pensam vocês que a resposta não estava logo na ponta da língua?! Enganam-se… descobriram logo a pólvora! Um a um, foram sendo revelados com a ajuda dos seus símbolos característicos (bíblia, menino, cordeiro, cajado, chave).
          Manjericos, martelos e alho porro a esta festa não poderiam faltar!  De forma a despertar sentidos e memórias de outros tempos, os participantes foram convidados a usar o olfato e o tato, de forma a descobrirem estes objetos típicos. Entre tanta folia, uma lenda revelada foi: se com o nariz tocar, o seu manjerico irá murchar!



            Ao som de um apito, Santo António e São João brindaram os brincantes com quadras alusivas a estas festividades.


            Entre risadas e brincadeiras, eis que se ouve o rebentar de um balão do qual surgiram provérbios referentes aos três Santos.



            Para uma sessão de movimento com muita energia, ondularam no ar fitas coloridas que apenas serenaram quando se iniciou o momento de relaxamento.


            Por fim, mas não menos importante, houve a tentativa de lançar o famoso balão de São João mas à conta do mau tempo de São Pedro… Ohh que tristeza, a sessão teve ser abortada!

Para os mais curiosos, aqui deixamos o vídeo que resume os maravilhosos momentos que os nossos utentes da UCCI e ERPI passaram...



           

Sem comentários :

Enviar um comentário