#PlayMonday (19/12/2016)

PlayMonday - Décimo sétimo!

Especial de Natal 🎄

Mais um PlayMonday para trazer recordações à ponta dos dedos e aos sorrisos! 

Neste mês de Dezembro a nossa brincadeira foi com um pião, mas não com um qualquer, tratou-se de um pião que bem podia ser uma pinha do nosso pinheiro de Natal. E mais! O pião especial que usámos já contava com cerca de 40 anos de rodopios!


"Quem se lembra como brincava com um pião?"

"Quem quer brincar e lançar o pião?"



Os nossos utentes ficaram em círculo e quem iniciou foi o Sr. J.E. que começou a enrolar o cordel (ao qual os nossos utentes chamaram de "guita") e apesar de há muito anos não o fazer ainda tinha ainda presente toda a técnica. Para quem já não se lembrava ou não sabia a Raquel deu uma ajuda. Mas lançar e fazer o pião rodar nem sempre é fácil. A seguir foi a Sra. M.Q. que disse que em pequena também brincou muito com um pião. E assim foi por todos os utentes que estavam no círculo. 

Enquanto isso, numa mesa ao lado estava outro grupo de utentes com outra brincadeira diferente mas também com um pião pequeno e com as letras R/D/T/P impressa em cada uma das faces. Dizem que era muito usual brincar ao Rapa na época de Natal, usando frutos secos como prémios. E foi isso mesmo que fizemos, umas rodadas de Rapa mas com grão! Eis as regras:

“Para começar, cada um dos jogadores coloca em jogo um grão. À vez, cada um vai jogando o pião. O T é de “tira” e o jogador tira um grão, o D é de “deixa” e fica tudo igual, o P é de “põe” e o jogador deve colocar no meio mais um grão. 
O R é de “rapa” e o jogador rapa o jogo, ou seja, recolhe tudo.”

Foram alguns instantes transformados a girar e a brincar com as memórias.
Para finalizar a Ângela sugeriu cantar:

🎵"Eu tenho um pião,
Um pião que dança,
Eu tenho um pião,
Bem na minha mão.
Gira que gira,
O meu pião,
Mas não to dou,
Nem por um tostão."🎶



Obrigada a todas as colegas que participaram e puderam estar presente!

Sem comentários :

Enviar um comentário