#PlayMonday (29/02/2016)


PlayMonday- A primeira vez em Casével foi assim….

Após termos tomado conhecimento do projecto PlayMonday através do convite por parte da Enfermeira Inês Banza, e por nos parecer uma mais valia, decidimos aderir ao mesmo. Pedimos informações e depois de obtermos os devidos esclarecimentos, propusemo-nos a iniciá-lo na data já agendada para o mês de Fevereiro. 

Visto que o “brincar” é uma forma de atenuar tudo o que acarreta o contexto de internamento e é assim que nós, equipa, interagimos com os nossos utentes no nosso dia-a-dia, tornou-se uma missão proporcionar um instante diferente e inesperado, o que foi um autêntico desafio!


Sendo que no nosso plano de actividades estão incluídas dinâmicas de grupo diárias, planeámos esta actividade de forma a que surpreendesse os utentes e fosse totalmente inesperada. 

Neste sentido, considerámos que o momento do lanche seria a melhor altura para realizar o nosso PlayMonday. Apesar de estar previsto apenas a participação de 3 profissionais, após a divulgação da actividade a maioria dos colaboradores ao serviço mostraram interesse e participaram activamente no mesmo. Acabou por ser uma actividade não só para os utentes mas também para os colaboradores. 


Quando se preparavam para lanchar, já sentados à mesa, um dos técnicos surgiu inesperadamente a bater duas tampas de panela, de forma a assinalar o início da brincadeira. Em simultâneo, começou a ouvir-se bem alto, a música “Happy”…. e surgiram balões que os restantes colaboradores levavam em sacos que lançaram sobre os utentes. E a partir daqui a magia aconteceu….




… Não sabíamos qual ia ser a reacção, sabíamos sim, que devíamos deixar fluir a brincadeira de forma a proporcionar um bom momento.
Desde segurar nos balões, mandá-los ao ar e até mesmo rebentá-los, tudo aconteceu!

“Não estava à espera desta surpresa”
“Brincadeira”
“Bonito”
“Sentimos alegria”
“A gente divertiu-se”
“Surpresa total”
“Entretenga”




Estas foram algumas das muitas expressões utilizadas para descrever o momento vivido. 















Foi notável que este momento foi inesperado para os nossos utentes e sem dúvida foi altura de descontracção e diversão. E tal como prescrito no Cardex do PlayMonday, foi administrada uma grande dose de alegria à hora do lanche que surtiu o efeito previsto. Teve como efeitos secundários contagiar a nossa equipa de trabalho. 






Deixamos os registos em vídeo e em fotografia, porque “Uma Imagem vale mais que mil palavras”.


Queríamos agradecer o convite feito pela Enfermeira responsável pelo projecto pioneiro  em Portugal em instituições de saúde, Inês Banza, e desde já os nossos parabéns pela iniciativa. 



E sobretudo, à maravilhosa equipa da Unidade de Média Duração e Reabilitação da Fundação Joaquim António Franco e seus Pais, pela colaboração e participação neste momento de brincadeira.






[ENGLISH]

Sem comentários :

Enviar um comentário