#PlayMonday (28/03/2016)


No nosso Play Monday deste mês contámos com visitantes inesperados e um tanto imprevisíveis!

Borrego, Piriquito, Galinha e Cães… Estranho para uma Unidade de Saúde, não vos parece?

A resposta é não! Quando o objectivo da presença destes é fazê-los sorrir, interagir ou simplesmente brincar. E para isto eles entram em acção sem pedir nada em troca!
Presença que traz benefícios a nível psicológico, físico e emocional. Estudos demonstram que a terapia assistida por animais permite reduzir a tensão arterial, reduzir as hormonas associadas ao distress e aumentar os níveis de compostos de “boa-disposição” no cérebro, sendo um cardex indispensável na nossa Instituição.

Mais uma vez o trabalho em equipa foi fundamental na aquisição dos animais e na realização da brincadeira. Todos os colaboradores estiveram envolvidos e ajudaram a tornar este momento especial, mais divertido e único.

Os utentes, a seguir ao lanche, foram para a sala de convívio de forma a participarem na dinâmica planeada no cronograma de actividades semanal, estando este horário alocado à Terapeuta da Fala.



No desenrolar desta dinâmica, inesperadamente, entrou uma galinha para dar início à brincadeira, um pouco assustada com o público, ao contrário dos nossos utentes que espelhavam entusiasmo e espanto nas suas expressões! “O que está a fazer aqui uma galinha?” “De onde apareceu?” a Sra. V. encorajada por nós levantou-se do cadeirão e pegou na galinha como o fez tantas vezes durante a sua vida! Em seguida o Sr. M.C. tomou a iniciativa e segurou-a pelas asas sem medo algum, fez-lhe algumas festas e pesquisou se esta estava “boa para comer” e se tinha ovo ou não!
Em seguida, a galinha passou por alguns utentes, festas e algumas gargalhadas ouviam-se pela UMDR!





 “Mééééééé”, ouviu-se ao fundo do corredor, o borrego quis juntar-se à festa e assim foi…. O Sr. M.C. como estava com a mão na “massa”, pegou no borrego e começou a fazer-lhe festas, entretanto outros utentes juntaram-se e começaram a interagir com o animal, mencionando alguns saberes e recordações.



Foi a vez dos cães e periquito (dentro da gaiola) se juntarem à nossa festa.  



Neste instante, se os utentes já estavam surpreendidos, muitos sorrisos foram arrancados, muitos braços e muitas mãos se movimentaram de forma natural para fazerem uma festa aos cães que estavam na sala. Sendo o cão um animal curioso e dócil, farejou toda a sala e utentes, recebendo e retribuindo o carinho que estava a dar. Muitas recordações dos seus fiéis amigos foram presenciadas neste momento de brincadeira! Alguns utentes lançavam a bola para os cães apanharem, outros chamavam….


Uma visita inesperada e que, certamente proporcionou um momento de nostalgia e alegria, decorreu quando a Enfermeira Marisol e a Fisioterapeuta Sílvia se dirigiram ao quarto do Sr. J.B., com a cadela Muna. Ao ver a cadela, emocionou-se e recordou o seu antigo cão. Fez-lhe algumas festas e a alegria foi imensa!







E assim, decorreu mais uma tarde a brincar! Desta vez, com colaboradores especiais que nos trouxeram alegria e novidade à nossa Instituição.







Após vários pensamentos/opiniões sobre os prós e os contras da presença de animais numa Unidade de Saúde, a Equipa (inclusive a equipa responsável pelo controlo de infeção) considerou que este acontecimento, isolado, teria danos menores e seria benéfico para os nossos utentes, no sentido de promover o bem-estar e a qualidade de vida. 

[ENGLISH]

Sem comentários :

Enviar um comentário