Brincando a sério

Desde o primeiro Play Monday que realizámos em Agosto, nunca mais deixámos esta ideia. Que o Play Monday transforma instantes, disso já ninguém tem dúvida. E os nossos utentes já nos perguntam quando vai ser o próximo dia de Brincar.
Assim sendo, já consideramos que o Play Monday faz parte do nosso plano de actividades, porque todos os pretextos são bons para alterar a rotina.
Mas este Brincar também nos ajuda a completar a avaliação clínica mensal dos utentes, porque aquando da realização desta actividade conseguimos focar-nos em diversos aspectos:

A Joana, Terapeuta Ocupacional refere-nos que “ com o Play Monday centro-me na manipulação dos diferentes objectos, na coordenação visuo-motora, uni e bilateral, na compreensão e cumprimento de ordens, mas sobretudo no envolvimento ocupacional e participação social. Acredito que o desempenho nas diferentes actividades também é influenciado pelo interesse dos utentes perante as actividades que seleccionamos”;

A Ângela, Animadora Sociocultural considera o Play Monday "como uma partilha de sorrisos, que dá cor a um dia cinzento. É também um trabalho de equipa, de interacção entre todos, entreajuda, avaliando a vontade de participar e construir e o bem-estar connosco próprios, pois naqueles instantes somos um só”;

A Raquel, Psicóloga revela que “brincar activa as conexões cerebrais, promovendo um bem-estar emocional e psicológico, com alivio/diminuição dos sintomas depressivos e afastamento da realidade através de uma brincadeira;

Eu, enquanto Enfermeira, o que mais destaco no Play Monday é o alívio da dor, como alguns utentes me referem após o nosso Brincar, e tudo isto através das endorfinas que se geram a partir do riso e boa disposição, o que é excelente para libertar tensões, alíviar o stress (e não só).
Como referi na descrição de um dos Play Monday que realizámos, quando estamos distraídos com brincadeiras, as dores passam um bocadinho, por isso nem só de medicação se faz a analgesia. Vamos usar e abusar do Play Monday!


E assim, brincamos a sério na nossa Unidade! Gostaríamos muito de ler e ver outras Brincadeiras, quem sabe já no próximo Play Monday! Por isso volto a fazer um convite a todos os Profissionais de Saúde, Utentes, Familiares, Cuidadores, Amigos… em meio hospitalar para adoptarem este blogue e partilharem o seu Brincar. 
Vamos?

[ENGLISH]

Sem comentários :

Enviar um comentário