#PlayMonday (17/08/2015)

Play Monday numa Instituição de Saúde? Para pessoas internadas? Claro que sim!

Talvez seja o local onde é mais fácil e difícil brincar, por todos os motivos que pesam quando a saúde falha e nos obriga a depender de outros para as actividades de vida diárias mais básicas. Convencer alguém nesta situação (independentemente da sua idade) a se "distrair"/brincar pode ser muito complicado por diversos motivos: apatia, depressão, dor, desorientação, alterações motoras, etc.

Quando questionei um utente sobre com quem gosta/gostaria de brincar a sua resposta foi "Com a morte. Brinco com ela e ela brinca comigo todos os dias." Uma boa resposta...

Lembrei-me da 2ª regra fundamental do Play Monday: "Junto - Não é fazer algo por alguém. É fazer com alguém! Brincar faz isso: é eu com o outro." E aqui fomos nós para o clássico jogo do balão, no nosso caso, da luva. Basta encher uma luva de ar e ficamos com uma mão-balão. Objectivo: que a luva "voe" entre nós sem cair no chão. Não foi necessário explicar o jogo, simplesmente começou.


1ª reacção: "Eu estou na cama, você de pé, não vale mexer as pernas, só vale usar um braço." (Muito justo. Fiquei parada e com o braço direito atrás das costas, só usei o esquerdo.)


2ª reacção: "Esta é uma mão azul muito doida." (Concordo plenamente.)

3ª reacção: "Acho que vou ganhar o jogo." (Nunca tive dúvidas disso!)

4ª reacção: "Tem o nariz vermelho, quem lhe bateu?" (Isto porque eu estava com o meu nariz vermelho de palhaço.)

5ª reacção: "Pronto, hoje vou dormir com a mão-balão." (E assim foi.)

O jogo mão-balão durou uns 5 minutos. A utente que brincou comigo tem 87 anos. Devido a um AVC, apresenta hemiplegia à direita, ou seja, o lado direito do corpo está paralisado, mas isso não a impediu de um grande jogo.

Os internamentos trazem aos utentes algumas horas de insónias, na maioria das vezes, pelos mesmos motivos que apresentei em cima em relação ao ser complicado "distrair"/brincar com alguém numa situação de doença.

Et voilà! O jogo do copo equilibrista das 4h da manhã! Muito prático, basta um copo que se quer equilibrado na ponta do nariz. Ah! E tem que ser sincronizado entre os jogadores... Utente sem sono, na cama. Entrego-lhe o copo a que chamei também "copo anti-insónia". Eu ao lado da cama, inclinada para trás a tentar manter o copo na ponta do nariz (aqui sem nariz de palhaço, para haver o máximo de igualdade entre os narizes equilibristas).

1ª reacção: "Muito complicado, vai cair sempre." Hum... pensamento negativo aumenta a força da gravidade.

2ª reacção: "Se não respirar, talvez o copo segure." Nãooo vale nãooo respirar!!

3ª reacção: "Este copo está bêbado. (risos)" Só se for de álcool etílico...

4ª reacção: "Olhe, olhe, olhe!" E eu olhei pelo canto do olho. Foram 4 segundos de equilíbrio sincronizado.

5ª reacção: "Repetimos, temos que conseguir mais tempo!" Vamos ser recordistas!

O jogo do copo equilibrista anti-insónia das 4h da manhã durou 10 minutos. O utente que equilibrou comigo tem 49 anos. Como sequelas de um TCE (traumatismo craneoencefálico), apresenta hemiparesia esquerda (o lado esquerdo do corpo apresenta uma paralisia parcial) e diminuição acentuada da acuidade visual. Mas o brincar não conhece nenhuma limitação.

Estes foram os nossos instantes transformados! À excepção do nariz de palhaço, todo o material usado faz parte da rotina diária, pelo que não é necessário levar uma mala cheia de objectos de casa, só um bocadinho de improviso e a vontade de uma segunda-feira com minutos mais sorridentes.
Play Monday devia fazer parte da prescrição médica, em dose diária! Obrigada, Cláudio e Daniel!

Até uma próxima segunda-feira!

1 comentário :

  1. Este blog é inspirador. Os teus utentes têm sorte por poderem ter acesso a esta terapia alternativa.

    ResponderEliminar